domingo, 20 de novembro de 2011

A Pele de Almodóvar

Como já aqui vos indiquei eu escrevo sobre cinema (e não só) no site de notícias e cultura LGBT em português, dezanove, «centrando-me mais em filmes de temática, expressão e referência Queer e LGBT». Na véspera do último filme de Pedro Almodóvar"A Pele Onde Eu Vivo" ("La Piel que Habito", 2011), estrear nos nossos cinemas foi publicada no dezanove a minha crónica (ou crítica se quiserem) sobre o filme.
«Este Pedro é um outro Almodóvar. Este Pedro está numa outra pele, um Almodóvar refinado, sem artifícios fáceis, um mestre, que na verdade sempre o foi, mas está noutra categoria. Tanto "Voltar" ("Volver", 2006) como "Abraços Desfeitos" [("Los Abrazos Rotos", 2009)] já denunciavam isso, sobretudo o segundo. A delicadeza e a pureza de cenas como a do cemitério, no caso de "Voltar", ou como as das paisagens de Lanzarote em "Abraços Defeitos", são de um cirurgião plástico que faz tudo na perfeição e que se tenta suplantar a si mesmo em cada cirurgia, num bloco operatório de última geração. A pele onde vive Robert, Vera (Elena Anaya), Marília (Marisa Paredes) e Vicente (Jan Cornet), é a pele deste outro Almodóvar. É, no entanto, um filme "duro, desassossegado e complexo" como diria Marisa Paredes na sessão de encerramento do Lisbon & Estoril Film Festival, que apresentou "A Pele Onde Eu Vivo" [("La Piel que Habito", 2011)] em antestreia, no passado domingo, dia 13.» Ler o resto aqui: "Almodóvar numa outra pele".
Música do trailer de Alberto Iglésias que compôs a BSO do filme.
Classificação: 4 estrelas em 5.

Sem comentários: